segunda-feira, 30 de maio de 2011

PESTE! Você conhece?

RATO (hospedeiro de pulgas)
PULGA

CUIDADO!
       A Peste Bubônica também é conhecida como peste negra. Tal denominação surgiu graças a um dos momentos mais aterrorizantes da história da humanidade protagonizado pela doença: durante o século 14, ela dizimou um quarto da população total da Europa (cerca de 25 milhões de pessoas).



TRANSMISSÃO:
        A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas dos ratos-pretos (Rattus rattus) ou outros roedores.
SINTOMAS: Os sintomas da peste bubônica geralmente surgem 2 a 5 dias após a exposição à bactéria, mas podem ocorrer de algumas horas a 12 dias mais tarde. Iniciam abruptamente com calafrios e uma febre de até 41°C. Os batimentos cardíacos tornam-se rápidos e fracos e a pressão arterial pode cair. As ínguas aparecem ao mesmo tempo ou logo após a febre e em geral é dolorosa à palpação. Pode ocorrrer agitação, delírio, confusão mental e perda da coordenação motora. O fígado e o baço podem aumentar de volume.
PREVENÇÃO:
            Atualmente o quadro de letalidade é mínimo devido à administração de antibióticos, como a tetraciclina e a estreptomicina. Também existem vacinas específicas que podem assegurar a imunidade quando aplicadas repetidas vezes. No entanto, a maneira mais eficaz de combate à doença continua a ser a prevenção com o extermínio dos
ratos   e de suas pulgas.
ÁREA DE RISCO:  
            Alguns municípios da Chapada Diamantina na Bahia possuem um histórico de transmissão da Peste Bubônica. Nestes municípios mantêm-se um trabalho de monitoramento, das localidades de risco. Entre os municípios monitorados estão: Ibiquera, Lagedinho, Ruy Barbosa, onde o Coordenador do Programa nestes municípios, Deusdetes Gomes Coelho mantêm uma Vigilância efetiva em atenção especial a qualquer mortalidade de ratos proveniente de causa suspeita. Quanto aos casos humanos supeitos é dada a orientação, quanto a procurar imediatamente uma unidade de saúde hospitalar, visando um diagnóstico preciso e a terapia adequada.

terça-feira, 24 de maio de 2011

MALÁRIA! O que é?

          É uma doença infecciosa aguda, transmitida ao homem pela picada do mosquito do gênero Anopheles infectado com o parasito. O anofelino é também conhecido como "mosquito prego", pela forma como ele pousa.
SINTOMAS - Podem aparecer isoladamente ou em conjunto:
- Dor de cabeça e dor no corpo
- Mal estar
- Cansaço
- Febre alta
- Suor intenso
- Fraqueza intensa
- Náuseas e vômitos
Em geral os sintomas da doença aparecem entre 08 e 30 dias após a picada do mosquito infectado.
ATENÇÃO:
      SE NOS ÚLTIMOS MESES VOCÊ ESTEVE EM ÁREAS ONDE É COMUM A TRANSMISSÃO DA MALÁRIA E APRESENTAR UM OU MAIS SINTOMAS DA DOENÇA, PROCURE IMEDIATAMENTE UMA UNIDADE DE SAÚDE.  
O EXAME E O TRATAMENTO SÃO GRATUITOS.
      No BRASIL a maior transmissão da doença concentra-se na região norte e centro-oeste do país.
      Na BAHIA, em 228 municípios existe a presença do mosquito transmissor da MALÁRIA.   
   
            FIQUE ATENTO, A MALÁRIA PODE MATAR!

VEM AÍ: REGISTROS FOTOGRÁFICOS DAS ENDEMIAS!

Estamos preparando material fotográfico dos Servidores Federais da ex- SUCAM  e FUNASA. Falaremos também de pessoas que contribuiram para a construção da SAÚDE PÚBLICA em nosso país. AGUARDEM!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

1ª CAMINHADA CONTRA O ABUSO À EXPLORAÇÃO SEXUAL À CRIANÇA E O ADOLESCENTE!

        
         Uma grande CAMINHADA, ocorreu no último dia 18 de maio (quarta-feira) na cidade de RUY BARBOSA - BA, trazendo atenção da comunidade local, para o enfrentamento ao ABUSO A EXPLORAÇÃO SEXUAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE!
         Este brilhante EVENTO, foi coordenado pelo CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Ruy Barbosa, tendo como Coordenadora a Srª Espedita Gorete S. Carvalho. 
         Entre os participantes do evento estavam: Secretários Municipais, Coordenadores municipais da Saúde, da Educação, da Assistência Social, Alunos de colégios e escolas públicas e particulares, professores, diretores, Agentes de Endemias, Agentes Comunitários, Conselho Tutelar, CREAS, CAPS, Autoridades do Executivo, Autoridades do legislativo, entre outros.
          Durante o Caminhada fez-se uso do serviço do carro com som, conclamando a população para aderir ao movimento, e alertando sobre a responsabilidade social.
          Contou-se também no decorrer do movimento, com o apoio de vários veículos da Administração municipal, entre eles uma ambulância.
      Foi percebido durante o percurso, a atenção do moradores dos bairros da cidade, que pararam para prestigiar a Caminhada. Parabéns! A cidadania começa por ai!
          Parabenizamos também o gestor municipal, Sr. José Bonifácio Dourado, pelo apoio logístico, que proporcionou o desenvolvimento desta ação já vitoriosa. A verdade é: "As autoridades e a sociedade cívil não podem fechar os olhos para esta problemática. Temos que coibir qualquer conduta que coloque em risco a integridade de nossas crianças e adolescente. Entretanto, isto só é possível através de um amplo trabalho de esclarecimento e diálogo com a população. É bom lembrar, que estamos apenas iniciando um processo de trabalho. Acredito que o CREAS municipal, neste primeiro momento, apenas despertou a comunidade local, mais Eventos virão".

terça-feira, 17 de maio de 2011

VEM AI : 14ª Conferência Nacional de Saúde

         
   O tema da 14ª Conferência Nacional de Saúde, aprovado pelo Pleno na 213ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), é:  "Todos usam o SUS!
SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro".
         Aprovado pela Plenária do Conselho Nacional de Saúde no dia 27 de janeiro,, em sua 217ª Reunião Ordinária, o eixo da 14ª Conferência Nacional de Saúde (14ª CNS) "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS".
    Entre os temas que serão discutidos no eixo aprovado destacam-se a política de saúde na seguridade social, a participação da comunidade e controle social e a gestão do SUS (financiamento; pacto pela saúde e relação público-privado; gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde).
Uma das estratégias da 14ª Conferência Nacional de Saúde em 2011 é promover a participação da comunidade nas Conferências Municipais. A proposta preliminar de calendário aprovada pelo Pleno do CNS tem as seguintes datas:
Etapa municipal: 1º de abril a 15 de julho de 2011
Etapa estadual: 16 de julho a 31 de outubro de 2011
Etapa nacional: 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011
         O município de Ruy Barbosa, através da Secretaria Municipal de Saúde, prepara-se para realização da sua 3ª Conferência Municipal de Saúde, programada para os dias 19 e 20 de julho de 2011. A Secretária de Saúde, Maristela Alencar, reuniu-se com integrantes de sua equipe, no último dia 10 de maio, para detalhamento das medidas a serem adotadas para assegurar uma Conferência Municipal de qualidade, em especial para os usuários dos serviços de saúde. Posteriormente, traremos informações a cerca de toda à programação do município de Ruy Barbosa. 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

ESTRESSE! COMO NOS AFETA!


O que acontece se seu corpo fica em estado de alerta o tempo todo?
 Seus músculos permanecem tensos, sua pulsação e pressão arterial continuam altas e níveis elevados de colesterol, gorduras, açucares, hormônios e outras substâncias permanecem no sangue. Níveis elevados dessas substâncias são uteis para uma explosão de atividade intensa, curta e ocasional. Mas se eles permanecem assim por muito tempo acabarão prejudicando importantes órgãos do corpo.
Sintomas: Dor de cabeça, dor no pescoço, ranger os dentes, dor nas costas, espasmos musculares, úlceras, doenças cardíacas, etc.

Alguns modos de reduzir o ESTRESSE:
- Estabeleça prioridades apropriadas,
- Faça exercícios regularmente,
- Aprecie a criação de Deus. Contemple a natureza,
- Reserve tempo com frequência para ficar sozinho para meditar,
- Relaxe e durma o suficiente, e
- Não espere perfeição de si mesmo nem dos outros.
Matéria/fonte: Revista Despertai, 06/2010.
Foto/origem: infoenegocios.com