sábado, 16 de julho de 2011

CÂNCER DE MAMA. O que fazer?


Você está com Câncer de mama! Que notícia difícil de receber. 
Como você pode apoiar alguém nesse momento? Siga o princípio bíblico: "Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram". (Romanos 12:15) Demonstre seu amor e preocupação por meio de cartas, cartões, e-mails e breves visitas. Não mencione os que já morreram de câncer, mas os que sobreviveram e estão perseverando. Dê um abraço forte em sua amiga, diga-lhe o quanto ela é importante em sua vida. Se casada, o marido deve reafirmar seu amor por sua esposa. Assim, um aspecto importante do tratamento de câncer é o apoio amoroso que o paciente recebe da família e dos amigos.
 EFEITOS COLATERAIS:
  • Os efeitos colaterais de alguns tratamentos podem incluir náuseas, perda de cabelo, cansaço crônico, dor, dormência ou formigamento nas extremidades dos membros e reações dermatológicas. Algumas sugestões: Alimente-se bem para fortalecer o sistema imunológico, procure saber se algum medicamento, acupuntura ou massagem alivia a náusea e a dor,  faça exercícios moderados para aumentar sua resistência, controlar o peso e fortalecer seu organismo.
  • Descanse bastante, evite excesso de esforço.
  • Mantenha sua pele hidratada. Use roupas largas. tome banho com água morna.
  • Obs: Pacientes com câncer devem consultar um médico antes de começar um programa de exercícios.
Veja os sinais de alerta: 
  • Um nódulo ou inchaço nas axilas ou nas mamas.
  • Qualquer secreção no mamilo que não seja leite.
  • Qualquer mudança na cor ou textura da pele.
  • Mamilo retraído ou sensível além do normal.
ATENÇÃO: VÁ REGULARMENTE AO MÉDICO E FAÇA OS EXAMES PREVENTIVOS.

Fonte de ref.: Despertai!/2011.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

DOENÇA DE CHAGAS. PREVINA-SE!

           

Dr. CARLOS CHAGAS - Cientista brasileiro.

 A Doença de Chagas, conhecida também como mal de chagas, foi descoberta pelo cientista brasileiro Dr. Carlos Justiniano Ribeiro das Chagas, no Estado de Minas Gerais, na cidade de Lassance, em 1909. Esta descoberta trouxe um grande avanço para a saúde pública brasileira. Através dos estudos realizados por Dr. Chagas, pode-se constatar que a transmissão da doença ocorria por meio de um pequeno inseto classificado como Triatomíneo, popularmente conhecido, de acordo com a região endêmica, por: Bicudo, chupão, procotó, fincão, gaturano, pecervejo do sertão, entre outros. Também, através de suas pesquisas com o seu professor e cientista Dr. Osvaldo Cruz, descobriram que o causador da doença era um agente etiológico denominado como Tripanossoma Cruzi, em homenagem a Dr. Osvaldo Cruz.
              A transmissão ocorre, quando um barbeiro sadio, alimenta-se do sangue de uma pessoa doente de chagas. No sangue desta pessoa, encontra-se o Tripanossoma Cruzi. Em seguida, este barbeiro ao picar uma pessoa sadia, poderá contaminá-la através de sua picada, depositando no orifício da picada as suas fezes com o agente causador da doença. O indivíduo ao coçar, introduz o parasito na sua corrente sanguínea.
              Os principais sintomas da doença, na fase aguda ou inicial, são: Febre baixa, dor de cabeça e gripe. Na fase indeterminada: os sintomas são quase que inperceptíveis e na fase crônica: o  portador apresenta comprometimento do sistema digestivo, sistema respiratório e cardíaco, podendo levar ou não a morte.
              Nos últimos anos, as pesquisas para tratamento de portadores desta doença tem aumentado, embora ainda seja uma doença classificado como "NEGLIGENCIADA" pelos governos. Especialmente, quando o diagnóstico é realizado na fase aguda, oferece maiores possibilidades para que a doença não traga maiores prejuizos ao indivíduo.
               Assim, fique de olho. Previna-se. Verifique periodicamente em seu domicílio se não existe a presença deste inseto. Observe em: Lastros das camas, atrás de quadro e móveis. Não deixe frestas nas paredes, evite galinheiros próximos da sua residência.
              CASO ENCONTRE UM INSETO PARECIDO COM O BARBEIRO, ENCAMINHE O MESMO PARA O (A) AGENTE DE SAÚDE DE SUA LOCALIDADE.