segunda-feira, 30 de maio de 2011

PESTE! Você conhece?

RATO (hospedeiro de pulgas)
PULGA

CUIDADO!
       A Peste Bubônica também é conhecida como peste negra. Tal denominação surgiu graças a um dos momentos mais aterrorizantes da história da humanidade protagonizado pela doença: durante o século 14, ela dizimou um quarto da população total da Europa (cerca de 25 milhões de pessoas).



TRANSMISSÃO:
        A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas dos ratos-pretos (Rattus rattus) ou outros roedores.
SINTOMAS: Os sintomas da peste bubônica geralmente surgem 2 a 5 dias após a exposição à bactéria, mas podem ocorrer de algumas horas a 12 dias mais tarde. Iniciam abruptamente com calafrios e uma febre de até 41°C. Os batimentos cardíacos tornam-se rápidos e fracos e a pressão arterial pode cair. As ínguas aparecem ao mesmo tempo ou logo após a febre e em geral é dolorosa à palpação. Pode ocorrrer agitação, delírio, confusão mental e perda da coordenação motora. O fígado e o baço podem aumentar de volume.
PREVENÇÃO:
            Atualmente o quadro de letalidade é mínimo devido à administração de antibióticos, como a tetraciclina e a estreptomicina. Também existem vacinas específicas que podem assegurar a imunidade quando aplicadas repetidas vezes. No entanto, a maneira mais eficaz de combate à doença continua a ser a prevenção com o extermínio dos
ratos   e de suas pulgas.
ÁREA DE RISCO:  
            Alguns municípios da Chapada Diamantina na Bahia possuem um histórico de transmissão da Peste Bubônica. Nestes municípios mantêm-se um trabalho de monitoramento, das localidades de risco. Entre os municípios monitorados estão: Ibiquera, Lagedinho, Ruy Barbosa, onde o Coordenador do Programa nestes municípios, Deusdetes Gomes Coelho mantêm uma Vigilância efetiva em atenção especial a qualquer mortalidade de ratos proveniente de causa suspeita. Quanto aos casos humanos supeitos é dada a orientação, quanto a procurar imediatamente uma unidade de saúde hospitalar, visando um diagnóstico preciso e a terapia adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário