terça-feira, 21 de junho de 2011

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA COMPROMETE A SAÚDE FAMILIAR!

     
O aumento crescente da violência doméstica tem gerado outros inúmeros problemas sociais. A exemplo da depressão que acomete as vítimas, também citamos: lesões físicas diversas, com comprometimento de membros do corpo humano, outros disturbios neurológicos, fobias dos membros da familia desencadeada pelo agressor(a), dificuldade de comcentração e aprendizado das crianças, entre outros fatores. Em fim, a SAÚDE FAMILIAR fica totalmente comprometida.
                Violência e as doenças transmissíveis são as principais causas de morte prematura na humanidade desde tempos imemoriais, com os avanços da medicina, disponibilidade de água potável e melhorias da urbanização a redução das doenças infecciosas e parasitárias, tem voltado o foco da saúde pública para a ocorrência da violência.
          Más, o que tem levado ao aumento de tais atos de brutalidade, especialmente contra a mulher? Será por achar ter o "Homem" o direito de posse? Será a impunidade da justiça?  
 Segundo dados do Wikipédia, um estudo realizado em São Paulo,  encontrou-se quanto à relação autor-vítima, que 1.496 (81,1%) agressões ocorreram entre casais, 213 (11,6%) entre pais/responsáveis e filhos, e 135 (7,3%) entre outros familiares. Esse mesmo estudo referindo-se acerca dos motivos da agressão, os chamados “desentendimentos domésticos” que se referem às discussões ligadas à convivência entre vítima e agressor (educação dos filhos; limpeza e organização da casa; divergência quanto à distribuição das tarefas domésticas) prevaleceram em todos os grupos, fato compreensível se for considerado que o lar foi o local de maior ocorrência das agressões. Para muitos autores, são os fatos corriqueiros e banais os responsáveis pela conversão de agressividade em agressão.
        Compreendo que a vida está sendo banalizada, os valores morais foram jogados por terra, os membros das família convivem como inimigos, arramados para a qualquer momento: xingar, gritar, bater e matar.
        Está faltando comunicação, respeito, compreensão, valorização do proxímo, esta faltando AMOR.
        Diga para você e prá sua família que nem tudo esta perdido. Tenha fé em Deus, Tenha fé na vida, tente outra vez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário